DIA DO AMIGO DA MARINHA
COMANDANTE DA MARINHA

BRASÍLIA, DF.
Em 6 de novembro de 2016.

Assunto: Mensagem do Comandante da Marinha alusiva ao Dia Nacional do Amigo da Marinha

Com imenso orgulho, no dia 6 de novembro, enaltecemos o Dia Nacional do Amigo da Marinha e saudamos a todos os homens e mulheres que se dedicam, voluntariamente, a divulgar e fortalecer o nome da nossa Marinha do Brasil. Com entusiasmo e singular afeição pela Força, empenham-se em apoiar as atividades desenvolvidas por nossa Instituição, fortalecendo o Poder Naval em nosso País.

Inspirados pela incansável missão de propagar a relevância de nossa Amazônia Azul e dos projetos estratégicos desenvolvidos pela nossa Força, os Amigos da Marinha desempenham um papel de grande valor para o Brasil, ao estimularem a mentalidade marítima. Sua disposição permanente em difundir o papel da Marinha na proteção de nossas riquezas, e no cuidado de nossa gente, impulsiona a conscientização da sociedade brasileira sobre a importância do mar e de nossas águas interiores.

A relevância desta data, escolhida por ser o natalício do Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, ex-Ministro da Marinha, traduz a devida homenagem ao Chefe Naval que, com uma visão ímpar de futuro, fundou a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), em 27 de julho de 1979, como uma continuidade da Associação Santista dos Amigos da Marinha (ASAM), tornando-se seu Patrono.

Sendo uma instituição consolidada e com tarefa de extrema relevância no Brasil, foram fundadas, recentemente, mais três SOAMAR regionais, sediadas em Areia Branca, Rio Grande do Norte, Foz do Iguaçu, Paraná e Santarém, no Pará. Atualmente, a SOAMAR Brasil congrega 58 sedes regionais, ampliando sua atuação no território nacional. Também ultrapassou os limites da Amazônia Azul e, em 2015, estabeleceu-se em Portugal. Ainda este mês, será realizado o II Encontro Nacional de Presidentes de SOAMAR e a XXI Convenção Nacional da SOAMAR-Brasil, eventos já consagrados pela importante interação entre Soamarinos de distintas regiões e pela divulgação de todos os aspectos relevantes de nossa Força.

É com grande entusiasmo que, em nome de todos os marinheiros, fuzileiros navais e
servidores civis da Marinha do Brasil, expresso nosso reconhecimento e sincero agradecimento aos Amigos da Marinha no País e no exterior, pelo verdadeiro espírito marinheiro com que desenvolvem tarefas de imensa responsabilidade e pelo entusiasmo e dedicação à nossa Força. Sua abnegação na defesa dos ideais de seu Patrono reflete a pujança de seus valores para nossa Instituição. Muitas felicidades e continuado êxito aos Amigos da Marinha!

BRAVO ZULU!

EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA
Almirante de Esquadra
Comandante da Marinha